fbpx
89 / 100

As notícias de incêndios estruturais aumentaram consideravelmente em 2020, segundo levantamento do Institut Sprinkler Brasil (ISB). Por meio do monitoramento diário de divulgação de ocorrências de incêndios no Brasil, através da imprensa, a entidade conseguiu capturar 1.244 sinistros do tipo de janeiro a dezembro do último ano, representando alta de 43,7% ante 2019, quando foram registradas 866 notícias. 

Os números representam uma alta progressiva em comparação com 2018, quano foram capturadas 531 reportagens, acionando um alerta para a falha nas medidas de prevenção. 

Notícias de incêndios estruturais aumentam 43,7% em 2020 

Uso de spriklers ainda é tímido

Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos junto a empresas multinacionais e de capital nacional com mais de 250 funcionários a pedido do  ISB, revelou que o grau de adoção de sprinklers nas empresas é baixo. Apenas 36% das 300 companhias contém o sistema instalado.

O levantamento mostrou, ainda, que apenas 14% das entrevistadas possuem esse sistema em todas as suas unidades e 22% declararam contar com o equipamento em apenas algumas filiais operacionais.

O estudo detectou que o uso de sprinklers é maior entre as multinacionais. 48% das empresas estrangeiras com operações no País, ouvidas pelo levantamento, disseram ter o equipamento em suas edificações. Entre as empresas nacionais, o índice é de 34%.

O porte da empresa também apresenta correlação em relação à aderência aos sistemas de sprinklers. O índice de uso de sprinklers em empresas com mais de 500 funcionários é de 45%. Entre empresas menores, com 250 a 499 colaboradores, o percentual é de 28%.

Notícias de incêndios estruturais aumentam 43,7% em 2020

A importância dos controles de emergência

 

Casos de incêndio podem ocorrer em diferentes ambientes empresariais, mesmo que o empreendimento não trabalhe com substâncias químicas que apresentam grande risco aos colaboradores. Por isso é necessário seguir as instalações de incêndios exigidas. O sistema de incêndio é extremamente importante para sua segurança e sua empresa, pois o não cumprimento das normas do Corpo de Bombeiros acarretará em multas, sanções ou até interdição do estabelecimento.

Seguindo as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros é possível criar ações para medir quais são tipos de riscos, para controlar e avaliar consequências a partir dos perigos gerados durante a jornada de trabalho.

Extintores de incêndio x Sistema de Sprinklers 

 

Ambos têm a sua finalidade dentro de uma empresa e são essenciais para a ação rápida no controle de labaredas. Porém, têm funções diferentes.

Enquanto os extintores de incêndio só funcionam através da ação dos seres humanos e com o objetivo de apagar chamas rápidas, um sistema de sprinkler consegue atuar precocemente, antes da ação do Corpo de Bombeiros. Por exemplo, há lugares muitas vezes inacessíveis e um sistema de sprinkler pode previnir que uma grande destruição aconteça quando não existe a ação humana em um ambiente.

A ação dos sprinklers

 

Um sistema de sprinkler, também conhecido como chuveiros automáticos, é instalado como prevenção de incêndios em ambientes de grande abrangência. Discretos e normalmente instalados no teto, os chuveiros são sensíveis ao calor.

Quando o ambiente atinge uma certa temperatura causada pelas chamas – que em geral variam de 68°C a 141°C – o bulbo colorido se rompe e a água é bombeada, com alta vazão, sobre o ambiente.

Sprinklers precisam ser certificados para terem a ação desejada

 

 A produção de cada sprinkler certificado conta com uma longa série composta por mais de 140 processos distintos. Cerca de 80% destes processos estão diretamente relacionadas ao controle de qualidade. Isso sem considerar todos os processos de controle de qualidade efetuados em elementos como o bulbo (que conta com mais de 800 pontos de controle ao longo de seu processo de produção).

Todos os modelos de sprinkler da HELP são certificados.

Para saber mais sobre como Sistemas de Sprinklers podem evitar Incêndios Estruturas, clique aqui.

HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 98115-9940 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat