Extintores de Incêndio e sua importância


Seja na empresa ou em casa podemos correr vários tipos de riscos, a prevenção é a melhor aliada contra acidentes. Um dos piores tipos de acidentes que podem acontecer no trabalho ou em casa, é o incêndio. Seja pequeno ou de grande escala, os estragos são muitos, por isso é essencial você ter um extintor de incêndio nesses ambientes.

Os extintores de incêndios foram criados para apagar incêndios de proporções menores de maneira rápida e eficaz, mas eles não substituem outras maneiras de combater incêndios, como as mangueiras de bombeiros, que são eficazes contra incêndios de grandes escala. O uso dos extintores de incêndio nas empresas devem seguir as regras do fabricante do produto.

A sinalização indicativa no combate contra incêndios deve ser seguida, é ela que mostra o que deve ser feito em casos de incêndios, para que o fogo seja controlado e as pessoas saiam em segurança. Em caso de incêndios, procure deixar as passagens de emergência e as escadas livres, porque isso é fundamental para a segurança de todos que estão no ambiente de trabalho.

Como usar os extintores de incêndios
a) O extintor deve ser posicionado em um local de fácil visualização e bem sinalizado e também em locais de fácil acesso.
b) A instalação do extintor de incêndio pode ser na parede ou também sobre suportes no piso.
c) O extintor de incêndio não pode ser colocado em portas, escadas ou caminhos de fuga.
d) O extintor de incêndio não deve ter o lacre rompido, caso esteja, deve ser trocado.
e) Os extintores nunca devem ser instalados em locais onde existem dispositivos com energia elétrica.
f) Os extintores também devem ficar longe de produtos inflamáveis.
g) Para que o extintor cumpra seu papel de forma eficaz, é preciso que ele seja usado por uma pessoa da empresa que esteja treinada para usá-lo, se aproxime o máximo que puder do incêndio para fazer o uso do extintor.

Como evitar incêndios em locais de trabalho
A maioria dos incêndios que ocorrem nas empresas são causadas pelo descuido de seus próprios colaboradores, por isso, algumas regras simples devem ser seguidas, como exemplo:
- nunca fume próximo à produtos inflamáveis;
- mantenha a rede elétrica da empresa em perfeito estado e nunca deixe as tomadas sobrecarregadas;

Os extintores de incêndios são de suma importância não só no ambiente de trabalho, mas também em nossa casa. Todas as empresas devem treinar e orientar seus funcionários para o uso correto dos extintores de incêndio e evacuações emergências.

A Help Manutenções possui profissionais altamente capacitados para dar treinamento e orientações na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio.

 

Veja também:
Bombas D'Água em Ribeirão Preto
A importância da manutenção preventiva
O que acontece com a descarga elétrica quando atinge um para-raio?