Como funcionam as placas fotovoltaicas?


Placas fotovoltaicas suprem todo o consumo elétrico de uma casa ou empresa através da conversão da luz do sol em energia elétrica. Isso acaba sendo uma opção muito vantajosa para evitar gastos com altas contas de luz. As placas fotovoltaicas possuem diferentes tipos, formatos e preços para aquisição e instalação.

A maioria da população no Brasil desejam ter esse tipo de energia alternativa em suas casas ou trabalho e com isso escapar do alto preço da energia elétrica no país (fica fica mais cara a cada ano).

Como funcionam essas placas e porque elas tem sido cada mais procuradas pelos consumidores? Onde comprar placas fotovoltaicas, como instalar e quantas delas preciso para minha casa ou empresa?

Confira abaixo algumas dúvidas sobre placas fotovoltaicas:

1) O que são Placas Fotovoltaicas?
São um dos principais equipamentos dos sistemas solares fotovoltaicos, tecnologia que há anos está se espalhando no mundo e que, desde 2012, já permitiu a milhares de brasileiros gerarem sua energia própria.

Esses sistemas são capazes de alimentar todo o consumo elétrico de uma casa ou empresa, e devido as suas características modular e escalável, as placas fotovoltaicas podem ser dimensionadas conforme a necessidade.

Cada uma dessas placas (conhecidas como módulos fotovoltaicos) gera determinada quantidade de energia. Então, são conectadas juntas até alcançarem a quantia necessária para alimentar o imóvel, essa formação é chamada de painel solar fotovoltaico.

As placas dentro do sistema tem com função a conversão da luz do sol em energia elétrica (por isso são conhecidas popularmente como placas solares), o que é feito por meio das células fotovoltaicas da qual são compostas. Elas precisam estar expostas sob a luz do sol para que o sistema funcione.

As placas fabricadas hoje em dia tem diferença na quantidade de células (podem conter entre 36 a 72) e também no tipo de material que são feitas. O silício é o mais popular deles, porém em diferentes formas, como o silício amorfo, monocristalino, policristalino, etc.

2) Qual é o tamanho de uma Placa Solar?
Os módulos fotovoltaicos mais comuns no Brasil e no mundo possuem um conjunto de 60 ou 72 células fotovoltaicas, produzindo até 240 Watts e 335 Watts de potência elétrica cada módulo.


Quer saber mais? Fale com a Help Manutenções! Somos especialistas em instalação e comercialização de placas solares.

 

Veja também:
Saiba quais são os tipos de bombas d'água
Extintores de incêndio e sua importância
O que acontece com a descarga elétrica quando atinge um para-raio?