Bombas D'Água em Ribeirão Preto


 

Ribeirão Preto se destaca por ter o sistema de abastecimento de água diferenciado da maioria das cidades. A cidade é abastecida pelo aquífero Guarani, e não através do rio. Esse sistema de captação apresenta algumas vantagens, mas para que ele funcione bem, é necessário um maquinário bem eficiente. Podemos dizer que a bomba d' água é o principal equipamento responsável pelo perfeito funcionamento do sistema. Independente de sua utilização, capacidade em HP ou tamanho, o principio de funcionamento é o mesmo.

bomba d' água é fundamental para quem precisa transferir água de um lugar para o outro, seja por causa de um alagamento ou para abastecer uma casa ou propriedade.

Ela serve para transferir água suja ou limpa para abastecimento de residências e prédios, indústrias ou pequenas irrigações, em cenários como:

1) Poços artesianos: se você tem um poço e precisa bombear a água para uma cisterna ou caixa d' água, escolha um modelo submersível (que fica totalmente dentro d' água) e que tenha filtro.

2) Porões e outras áreas que ficam inundadas: se você tem uma área na sua casa ou propriedade que alaga sempre, a bomba pode ajudar a tirar a água e transferi-la para a rede de esgoto. Em caso de grandes volumes, consulte a prefeitura ou a companhia de água e esgoto para saber qual é o meio legal para fazer isso. Em algumas localidades, jogar a água na rua ou em um bueiro é proibido por lei.

3) Caixas d' água em lugares elevados: se a água da rua não tem pressão o bastante, e você tem um reservatório em área mais alta, pode usar a bomba para levar a água até lá.

Os modelos de bomba d' água são:

Submersívelfica totalmente dentro da água, funcionando continuamente. Tem motores e parte elétrica selados para não serem afetados pela umidade constante. Pelo fato da bomba ficar debaixo d' água o tempo todo, sua manutenção pode ser mais complexa.

Periférica: fica fora da água. A manutenção tende a ser mais simples e os seus componentes são mais acessíveis.

Antes de adquirir uma bomba d' água, certifique-se de que a instalação elétrica esteja adequada. Consulte a Help para saber se seu sistema tem capacidade para suportar uma bomba em funcionamento contínuo.

Fique atento a falta de energia: em caso de apagão, as bombas param de funcionar e não voltam sozinhas, mesmo depois do restabelecimento do fornecimento de enregia. A maioria precisa ser desligada e ligada novamente para voltar ao funcionamento normal.

Cuidado na hora da manutenção: Solicite sempre auxílio de profissionais aqui da Help manutenções. Atendemos Ribeirão Preto e região.

 

Veja também:
Saiba quais são os tipos de bombas d'água
Automação de controle de processos industriais
O que acontece com a descarga elétrica quando atinge um para-raio?