fbpx
77 / 100

A ABNT NBR 5410 estabelece que “as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens”. É muito importante que sejam definidas nas instalações prediais sistemas que protejam todos aqueles que utilizam o espaço, para que assim não ocorra acidentes.

Com este intuito, a ABNT criou normas para diversas áreas, incluindo uma norma para a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.

A ABNT é definida como:

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte:

  • produtores;
  • consumidores;
  • neutros (universidades, laboratórios e outros).

A NBR 5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, é a norma que trata dentre outros importantes assunto do SPDA (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas)

Aonde se aplica?

 

As edificações de baixa tensão são aquelas que têm até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Residências, comércios, prédios públicos, industriais, de serviços, agropecuários, hortigranjeiro, etc., estão na lista.

Esta Norma aplica-se às estruturas comuns, utilizadas para fins comerciais, industriais, agrícolas, administrativos ou residenciais, e às estruturas especiais previstas no anexo A.

Sendo as estruturas constantes do anexo A:

  • A.1 Chaminés de grande porte;
  • A.2 Estruturas contendo líquidos ou gases inflamáveis;
  • A.3 Antenas externas;
  • A.4 Aterramento de guindastes/gruas.

A NBR 5410 não se aplica a:

  • instalações de tração elétrica;
  • de veículos automotores; de embarcações e aeronaves;
  • instalações de iluminação pública, de proteção contra quedas diretas de raios e instalações de cercas eletrificadas.

Como parte da instalação que obedece à NBR 5410, a escolha das caixas e quadros de comando e proteção são decisivas para garantir a segurança e estabilidade em uma instalação elétrica.

A NBR 5410 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-03), pela Comissão de Estudo de Instalações Elétricas de Baixa Tensão (CE–03:064.01).

Necessidade de proteção x análise de risco

 

Com a atualização da NBR 5419, o projetista deve efetuar cálculos e considerações sobre a estrutura em questão e também sobre as estruturas vizinhas, linhas de energia e telecomunicações ligadas a ela. O nível de proteção deixa de ser um dado de saída para ser um parâmetro de entrada na avaliação dos valores de risco toleráveis. Essa é uma das grandes mudanças da norma, que impacta já o início do projeto.

Na regra antiga calculava-se, por exemplo, o Ng (Densidade de descargas atmosféricas para terra) através de um mapa de isocerâunicos antigo e se aplicava a uma Ae (área de exposição equivalente) e aos fatores de ponderação. Agora, o Ng é obtido de forma mais precisa e atualizada através de mapas fornecidos pelo INPE, na área de exposição equivalente, considerando mais parâmetros por meio de uma nova fórmula de cálculo. A nova norma também traz um novo conceito, de Zonas de proteção contra raio.

Um ponto importante que a norma trata é a exclusão da norma NBR 5419 a proteção de efeitos e interferências eletromagnéticas causada em equipamentos elétricos e eletrônicos que sejam provenientes das descargas atmosféricas.

Existem uma grande dúvida entre os profissionais da eletricidade que desconhecem a norma NBR 5419 com relação a responsabilidade sobre a proteção a interferências eletromagnéticas, fica claro que independente da utilização de um SPDA outros sistemas que protejam contra tais interferências devem ser adotados.

Sistema de Aterramento

 

Nas tabelas que referenciam as dimensões mínimas de condutores e demais itens envolvidos foram incluídos novos materiais, além do aumento nas dimensões. Sai o arranjo A definido na NBR antiga, na qual não era necessário o condutor em anel, e permanece apenas o arranjo B, onde se utiliza o condutor em anel externo à estrutura a ser protegida.

 Proteção dos sistemas elétricos e eletrônicos internos

 

Essa é uma novidade do projeto de SPDA, voltado à proteção de equipamentos eletroeletrônicos com a utilização de (dispositivos de proteção contra surtos DPS), arranjos de aterramento e equipotencialização, blindagem eletromagnética e roteamento dos circuitos elétricos, entre outros. Importante ressaltar que na norma antiga não havia um texto correspondente, com essa abrangência e nível de detalhamento.

Para saber mais sobre Requisitos mínimos para sistemas de proteção contra descargas atmosféricas , clique aqui.

HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 98115-9940 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat