fbpx
82 / 100

Para-Raios - Extravagância ou necessidade?

A segurança de residências particulares é focada principalmente na prevenção de roubos, no entanto, também existe o risco de danos materiais causados por desastres naturais, incluindo raios. A potência da tensão elétrica, durante a mudança de temperatura e pressão atmosférica, pode atingir um milhão de volts. Ao passar pelas camadas atmosféricas, a tensão é mostrada na forma de uma tempestade, que é observada principalmente na primavera e no outono.

De fato, trata-se de uma descarga elétrica curta, com alta potência. Além disso, os raios são acompanhados por ondas eletromagnéticas. A conseqüência do cataclismo não é apenas um incêndio, mas também vítimas humanas. Os mais perigosos são ataques diretos a prédios, árvores, linhas de energia ou pessoas.

Quando um raio atinge uma linha de alta tensão, uma descarga de corrente passa pelo cabo e em seguida, diminui e afeta áreas com fraca proteção de isolamento – provavelmente na passagem de corrente para os eletrodomésticos conectados à rede elétrica. Os pontos de eletricidade com interruptores são os mais expostos ao perigo.

Se um raio atingir uma linha de alta tensão, uma enorme corrente passa por seus fios. Ele corre para o chão em locais com isolamento enfraquecido, principalmente para eletrodomésticos que estão conectados à eletricidade. Na maioria das vezes, a descarga afeta os soquetes, interruptores ou painéis de fusíveis da fonte de alimentação. Portanto, o para-raios na casa é necessário. Pense nisso com antecedência.

Pode ocorrer sobretensão entre um edifício e uma árvore, o que é perigoso para os seres humanos, sem mencionar o risco de incêndio. Por conseguinte, em regiões onde as trovoadas são frequentes, deve ser fornecida proteção contra raios.

Fator que aumenta o risco

Casas com telhados inflamáveis, prédios altos e estruturas isoladas são os menos arriscados em termos de iluminação. A probabilidade de um relâmpago aumenta se o edifício estiver localizado em uma colina ou em uma zona climática, predisposto à ocorrência desse tipo de cataclismo.

Proteção contra raios

Atualmente, regras especiais para a instalação e operação de para-raios foram desenvolvidas. O dispositivo técnico específico pode ser selecionado com base nos seguintes parâmetros:  a frequência média anual de tempestades, tipo de construção e localização do objeto.

Peça agora um orçamento agora, a HELP está aqui para te ajudar da melhor forma possível. 

 

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat