fbpx
84 / 100

O que é o laudo NR10?

 

Laudo NR10 é um relatório técnico, elaborado por um engenheiro eletricista após as inspeções in loco, que contém as descrições das medidas de controle e sistemas preventivos adotados nas empresas, de forma a garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores que, indireta ou diretamente, interajam em instalações elétricas e/ou serviços com eletricidade.

05 itens que compõem o Laudo NR10.

 

Em empresas / Indústrias com carga instalada superior a 75kW, o laudo da Norma regulamentadora 10 contempla a elaboração / análise dos seguintes documentos:

1. Laudos técnicos periódicos

 
  • Relatório Técnico das Inspeções – RTI
  • Laudo das instalações elétricas de média tensão (NBR 14039);
  • Laudo das instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410);
  • Diagnóstico de NR-10;
  • Laudo do sistema de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA;
  • Laudo do sistema de Aterramento;
  • Relatório de inspeção termográfica.

2. Projetos Obrigatórios:

 
  • Diagramas unifilares;
  • Projeto de SPDA e Aterramento;
  • Projeto de prevenção e combate a incêndio;
  • Procedimentos e instruções técnicas.

3. Controle documental dos EPI’s;

 

4. Controle documental dos trabalhadores;

 

5. Controle documental dos EPC’s.

 

Quais os principais pontos da NR 10?

 

Como todas as normas regulamentadoras, a NR 10 tem como objetivo garantir a segurança e a integridade dos trabalhadores. A norma implementa medidas de controle e preventivas para profissionais que atuam com instalações elétricas e serviços na área.

Agora vamos te ajudar a compreender quais são as principais etapas para a aplicação de uma gestão de segurança nas atividades de construção elétrica:

  • Geração;
  • Transmissão;
  • Distribuição;
  • Consumo.

Incluem nestas etapas:

  • Projeto;
  • Montagem;
  • Operação de manutenção das instalações elétricas;
  • Trabalhos realizados nas suas proximidades.

O que é o PIE – Prontuário das Instalações Elétricas?

 

O prontuário das instalações elétricas – PIE – é um sistema organizado de forma a conter os documentos que compõe o Laudo da NR10. O PIE deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos em serviços com eletricidade.

O que é o Relatório Técnico das Inspeções – RTI?

 

O RTI é um relatório técnico feito nas instalações elétricas com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, cuja a finalidade é demonstrar as condições encontradas, sendo:

  • Laudo das instalações elétricas de média tensão, com base na NBR 14039:2005 é feito em instalações elétricas com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV;
  • Laudo das instalações elétricas de baixa tensão, com base na NBR 5410:2004 é feito em instalações elétricas com tensão nominal igual o inferior a 1,0 kV CA (Corrente Alternada) ou 1,5 kV CC (Corrente Contínua).

O que é o Laudo SPDA – Sistema de Proteção contra descarga atmosférica?

 

Laudo SPDA é um relatório técnico das inspeções e medições realizadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas, que atesta a sua eficiência com base na ABNT NBR 5419:2015. Para saber mais ,visite nossa página sobre o assunto, laudo SPDA.

O que é o Laudo de Aterramento?

 

O laudo de aterramento é um relatório técnico das inspeções e medições realizadas no sistema de aterramento, que atesta a sua eficiência com base na NBR 5410 e NBR5419.

O que é o Relatório da Inspeção Termográfica?

 

A Termografia Elétrica / Inspeção Termográfica é um método de teste não destrutivo, que pode ser usado para detectar cargas desequilibradas, conexões deficientes, isolamento deteriorado ou outros problemas potenciais em componentes elétricos energizados. Para saber mais, visite nossa página sobre Inspeção termográfica.

Qual profissional deve emitir o laudo NR10?

 

De acordo com a NR10 o laudo deve ser emitido por um profissional habilitado, ou seja, um engenheiro eletricista. Mas devido à complexidade, aos riscos envolvidos e as responsabilidades, é importante contratar uma empresa como a HELP, que possui experiência na hora identificar as “não conformidades” e na hora de propor as soluções para as adequações.

Quais os motivos para realizar o laudo da NR10? 

 

Listamos 06 motivos para a realização do laudo NR10, sendo:

  1. Se a sua empresa possui um seguro empresarial, a seguradora poderá se negar a cobrir um eventual sinistro no parque industrial, caso não possua o LAUDO NR10;
  2. laudo da NR10 é exigido no AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros), sem o qual não é possível renovar o alvará de funcionamento;
  3. Em caso de um acidente com choques elétricos, os responsáveis pela empresa responderam civil e criminalmente pelo não atendimento as normas regulamentadoras;
  4. Risco de autuação dos órgãos de fiscalização, como o ministério do trabalho;
  5. O laudo da NR10 é uma exigência em certificações como a ISO;
  6. Com o laudo da NR10, diminui o risco de acidentes com choques elétricos, queima de equipamentos, incêndios dentre outros.

Agora que você está por dentro da real importância da NR 10 e o quanto a qualificação dos profissionais implicam na atuação da norma, invista em conhecimento e preparo. Para saber mais sobre NR10: Inspeção de Instalações Elétricas e a Segurança contra Incêndios, clique aqui.

HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 98115-9940 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat