fbpx
83 / 100

Os Sistemas de Combate a Incêndio são parte essencial para a redução de perdas potencialmente elevadas, motivadas por incêndio em qualquer edificação, fundamentado em estatísticas é notório que uma eficiente Manutenção Preventiva  dos Sistemas de Combate a Incêndio diminuem sensivelmente os riscos.

A Manutenção Preventiva dos Sistemas de Combate a Incêndio são ações realizadas para assegurar a imediata disponibilidade dos Sistemas de Emergência. Essas ações devem ser executadas por nossos técnicos, que são habilitados e treinados para efetuar ensaios periódicos de funcionamento, diagnósticos, calibragem, regulagem e limpeza dos sistemas de emergência.

Manutenção preventiva

 

A manutenção preventiva deve ser executada em períodos recomendados pelos fabricantes para cada tipo de equipamento, dispositivo ou acessórios, que pode ser uma simples lubrificação, ajuste, limpeza, ou até a troca de dispositivos ou equipamentos por vencimento do prazo de vida útil.

A finalidade da manutenção preventiva no sistema de combate e incêndio é manter o pleno funcionamento dos equipamentos, com a função de preservar a vigência do AVCB e preservar a segurança contra incêndio no caso de sinistro da edificação.

As manutenções Preventivas devem ser realizadas em todos os sistemas que envolvem a segurança contra incêndio, sendo os principais:

 

– Sistema de Hidrantes;

– Sistema de Sprinklers;

– Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio;

– Sistema de Iluminação de Emergência;

– Sistema de Supressão e Extinção Automática.

Manutenção corretiva

 

A manutenção corretiva deve ser realizada quando uma inspeção ou teste acusou problema com o equipamento, dispositivo ou acessório e ele deve ser substituto.

No caso sistema de combate e incêndio a correção deve ser realizada de maneira emergencial para manter o pleno funcionamento dos equipamentos, com a
função de preservar a vigência do AVCB, preservar a segurança contra incêndio no caso de sinistro da edificação e preservar a vida e ao meio ambiente.

Quem executa a manutenção?

 

Os equipamentos devem ser submetidos a constante revisão e eventual manutenção por nossos profissionais, obedecendo às normas técnicas de segurança, decreto estadual no 63.911/2018 e a associação brasileira de normas técnicas (ABNT).

Qual equipamento deve ser revisado ?

 

Cada equipamento de combate a incêndio exige uma especificação técnica de utilização e manutenção para o seu correto funcionamento.

São considerados equipamentos de proteção a combate a incêndio extintores, hidrantes, sistemas de detecção, alarme de incêndio, sistemas de chuveiros automáticos e portas corta fogo.

Cada equipamento de proteção contra incêndio deve se submetido a testes e ensaios com manutenções periódicas, para proporcionar o correto funcionamento.

Planos preventivos e corretivos de sistemas e operações:

  • Controle e inspeção mensal, bimestral, semestral de extintores,mangueiras de incêndio, hidrantes, alarmes de incêndio, detectores de fumaça, sprinklers e bomba de incêndio;
  • Vistoria do sistema de iluminação de emergência;
  • Pesagem semestral de dióxido de carbono (CO2), conforme Portaria do INMETRO 005;
  • Emissão de relatórios de todos os processos como das vistorias realizadas a critério de documentação para Auditorias Corporativas, Fiscais, Seguradora, Prefeitura, Corpo de Bombeiros e ISO 14000;
  • Remanejamento de equipamentos e reposição IN LOCO;
  • Planilhas mensais de localizações dos equipamentos contendo todos os dados para rastreabilidade;
  • Gestão de não-conformidades Preventiva e Corretiva.

Para saber mais sobre Manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de combate a incêndio , clique aqui.

HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 98115-9940 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat