fbpx
76 / 100

O dispositivo sprinkler é utilizado para combater incêndios. Ele é composto de um bulbo que é um elemento sensível. O bico do dispositivo é rosqueado a uma tubulação pressurizada e, através da tampa travada pelo bulbo, permanece fachada. As roscas geralmente são de ½” ou ¾” NPT. Na região interna do bulbo, ocorre a expansão de um líquido a uma determinada temperatura e, assim, a cápsula é rompida quando um incêndio é iniciado, ocorrendo a liberação de água para combatê-lo.

Os sprinklers se mostraram muito eficientes e econômicos, pois são sistemas anti-incêndios que não precisam da ação humana imediata para funcionar, tendo em vista que são instalados nos ambientes produzindo “chuva” quando a temperatura se eleva.

No Brasil, os sprinklers se abrem comumente à temperatura de 68º C, porém existem outras variações disponíveis.

A respeito da sua aplicação, o bulbo do sprinkler se rompe de acordo com o início do incêndio e, nesse momento, a água é liberada através da tampa rompida e cai de maneira circular, cobrindo uma área de aproximadamente 16m². É importante ressaltar que, ao se instalar um sprinkler, deve-se instalar outros também, já que dependendo do nível de incêndio pode-se alastrar para outras áreas, onde ocorrerá a abertura de outros sprinklers para o controle do fogo. Dois ou três abertos são suficientes para o combate, além disso, não há risco do fogo de um ambiente ocasionar a abertura de um sprinkler de um outro ambiente (pois eles se ambrem de maneira individual).

Tipos de Sprinklers


Tubulações secas


O sistema de sprinklers de tubos secos é um sistema de aspersão muito utilizado, sendo instalados em regiões em que a temperatura ambiente pode congelar a água em um sistema de canalização molhada. Esses sistemas de tubos são mais utilizados em câmaras refrigeradas a menos de 4° C.

Tubulação molhada


O sistema de sprinklers de tubulação molhada é o sistema de maior utilização, pois são muito confiáveis e simples. O fornecimento de água automático oferece água sob pressão à tubulação do sistem.

Sistemas de dilúvio


O sistema de sprinklers por dilúvio é um sistema em que os aspersores ligados ao sistemas de tubagem de água estão abertos. O elemento de comando de leitura de calor é removido. São utilizados para riscos onde há a preocupação a respeito da rápida propagação do fogo, pois eles proporcionam uma atuação simultânea dos sprinklers durante o incêndio.

Sistemas de pré-ação


O sistema de sprinklers de pré-ação é utilizado em locais onde a ativação dos sprinklers por acidente é indesejável, tal como em centros de dados (para proteção e equipamentos) ou em museus com obras raras de arte. Nesse caso, o sistema de sprinklers tem atuação preventiva, antes do incêndio ocorrer.

Sistemas de aspersão de água de espuma


O sistema de sprinklers de aspersão de água de espuma é utilizado com ocupações de riscos com líquidos inflamáveis. A descarga de uma mistura de água e baixa expansão de espuma resulta em um spray de espuma.


Entre em contato com a HELP! Realizamos o projeto e a instalação do sistema de prevenção e combate a incêndios. Também fornecemos produtos de combate a incêndios, escadas pressurizadas, hidrantes, extintores, sprinklers. Obtemos o AVCB! Entre em contato com a HELP!

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat