fbpx
78 / 100

O que é e para que serve o sistema de hidrantes?

 

Basicamente, o sistema de hidrantes é responsável pelo fornecimento de água em pressão e vazão adequadas para o combate às chamas. Esses equipamentos são distribuídos em pontos estratégicos de edificações que abrigam indústrias, shopping centers e condomínios, por exemplo. Essa distribuição e todas as suas ligações e instalações são chamadas de sistema de hidrantes.

Entre os itens que fazem parte do sistema de hidrantes, estão as bombas, as tubulações, os registros e reservatórios. O tipo de sistema é determinado por profissionais de acordo com a construção, sua ocupação máxima e o tipo de atividade desenvolvida no local. Outro ponto importante em relação ao sistema de hidrantes é que todos os equipamentos e dispositivos precisam passar por manutenções preventivas de tempos em tempos.

Para que seja eficiente, o sistema de hidrantes precisa contar com vários equipamentos distribuídos estrategicamente pela edificação, além de fazer parte do sistema de incêndio, que pode ter também alarmes, chuveiros automáticos (ou sprinklers), detectores, portas corta-fogo e outros equipamentos. O sistema de hidrantes é indispensável para a segurança das edificações maiores e com circulação de pessoas, assim como os outros itens.

Como funciona um hidrante?

 

Os hidrantes só podem ser usados por pessoas devidamente treinadas, como os bombeiros ou a brigada de incêndio, e só podem ser acionados manualmente. Isso porque, para que a água seja capaz de apagar efetivamente as chamas mais fortes, ela precisa ter boa pressão e boa vazão. Em outras palavras, é preciso bastante água sendo distribuída com força para combater um incêndio, principalmente os de grande proporção. Por isso, o uso inadequado de um hidrante pode machucar.

Há diferentes tipos de hidrantes: os de parede (ficam na parte interna de imóveis comerciais e residenciais), os industriais (utilizados em locais como fábricas e usinas), os de recalque (instalados em frente a edificações, abaixo do nível do solo) e os de solo ou urbanos (ficam nas ruas e são os mais conhecidos). Mas, em termos gerais, todos funcionam da mesma forma: basta conectar a mangueira e abrir a válvula para que a água seja liberada. É importante que os hidrantes sejam pintados de vermelho para facilitar a identificação durante uma emergência.

Qual a distância de um hidrante para o outro?

 

Os hidrantes devem ser instalados obedecendo aos seguintes critérios: Em locais estratégicos de modo a evitar que, em caso de incêndio, fiquem bloqueados pelo fogo. 

distância entre eles não pode ultrapassar 30m (trinta metros).

 

COMO PRESSURIZAR REDE DE INCÊNDIO

 

A história tem mostrado ao longo dos anos o quão importante tem sido proteger empresas e condomínios com sistemas de proteção a incêndio que atuem de imediato a qualquer sinal de perigo. Para que funcione com total eficiência e segurança, é necessário saber como pressurizar rede de incêndio com os equipamentos certos, seguindo o procedimento correto de pressurização.
Vamos contar como é feita a pressurização e como os equipamentos da Conservadora Paulista podem ajudar a garantir a proteção da sua rede de incêndio e a integridade de todos os condôminos.

Como funciona a pressurização da rede de incêndio

 

A ideia é nunca precisar ligar o sistema de combate a incêndios, porém, se isto ocorrer saiba como ele funciona:

  1. Logo que os hidrantes são abertos saíra um alto volume d’água;
  2. Com essa alta vazão e pressão, a bomba jockey será a primeira a ser acionada, para normalizar a pressurização da rede;
  3. Como a jockey só consegue manter uma vazão de 20 l/m, ela não conseguirá segurar por muito tempo a pressão, e logo a bomba principal é acionada;
  4. A bomba de incêndio principal conseguirá pressurizar a água nas tubulações dos hidrantes, e as chamas poderão ser combatidas.

PROTEGENDO O SISTEMA DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

A rede de incêndio pode perder pressão em algumas situações: vazamentos, posição do reservatório de água e danos na tubulação. Nesse caso, o sistema precisará da adição de uma bomba jockey.
É indicada para prédios verticais, que têm seus sistemas de hidrantes alimentados por reservatório inferior. Assim esse equipamento potencializa a sucção de água, e consegue vencer, inclusive, pequenos vazamentos que existam ao longo da tubulação.
Os pontos que diferem uma bomba jockey de uma bomba centrífuga de incêndio são:

  • A jockey liga e desliga de forma automática;
  • Essa bomba não assume a posição da bomba principal;
  • A bomba jockey só é utilizada para manter a pressurização ideal;
  • É instalada paralelamente a bomba de incêndio (e sua bomba reserva).

A HELP é uma empresa especializada em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio. A HELP é cadastrada no CREA e conta com uma equipe especializada para te ajudar da melhor forma possível. Caso queira saber mais sobre, ligue para (16) 3630-6058 / (16) 99135-1242 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat