fbpx
27 / 100

Combate à incêndio com um sistema hidráulico

O sistema hidráulico de combate à incêndio é utilizado de acordo com as normas de segurança. As instalações de combate à incêndio são obrigatórias e devem ser compativeis com os dispositivos: Rede de Hidrantes, Sistema de Reserva, Sistema de comando, Sistema de pressurização e sistema de distribuição.

A rede de hidrantes é composta por reservatórios da água, bombas de incêndio, conexões hidráulicas e tubulações de incêndio para captação, armazenamento e distribuição de água. Além disso, outro acessório extremamente importante é a mangueira, que irá esguichar a água até o foco de incêndio e, dessa maneira, controlar a propagação das chamas. Mais do que os hidrantes, o sistema de rede de hidrantes também pode ser composto de outros equipamentos de supressão por água, como é o caso da proteção, por meio de:

  • Chuveiros automáticos, popularmente conhecidos como sprinklers;
  • Bicos abertos (sprays);
  • Sistemas de monitoramento interligados à rede de hidrantes, como botoeiras e sirenes.

Importante ressaltar que o sistema de rede de hidrantes que trabalha com chuveiros sprinklers contam com válvulas conhecidas como Governo e Alarme, montadas com Gongo Hidráulico e alavanca para acionamento manual. O dimensionamento do sistema irá depender da densidade de água aplicada por m2, bem como o espaçamento entre os bicos.

Sistema de reserva é um reservatório que tem a principal função de reservar a água para combater um incêndio. Ele pode ser construído debaixo do solo, na edificação, em área de risco, entre outros. A reserva é feita para ser utilizado no primeiro combate, durante um certo tempo. Após os Bombeiros chegarem no local, não será mais utilizado o reservatório e sim outros meios.

O Sistema de comando é feito para acionar automaticamente o fluxo pelo deslocamento de água na tubulação, de maneira a abrir um hidrante. Com um pressostado correto, ele acionará o sistema a uma variação de pressão hidráulica na rede, assim acionando a bomba de incêndio.

O Sistema de pressurização pode operar de três formas: por gravidade, por bombas ou por tanque de pressão.
Esse sistema tem a função de fornecer energia para o transporte da água e ainda atingir o foco de incêndio à uma determinada distância. Sistema operado por bombas é composto por uma bomba principal ou bomba de incêndio e uma bomba de pressurização ou bomba jockey.

Sistema de Distribuição é composto por uma tubulação, mangotinhos e hidrantes. Ela consiste em um conjunto de tubos, onde estão as conexões, os componentes hidráulicos – válvulas de fechamento e de manobra(angulares, gaveta, globo, etc.) – que vão conduzir a água conduzir a água desde o reservatório até os hidrantes ou mangotinhos.

AS CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DA REDE DE HIDRANTES

As Placas de identificação na maioria dos sistemas automáticos de sprinklers projetados hoje são calculados hidraulicamente – uma abordagem projetada que combina o risco potencial de incêndio com a pressão e o volume do suprimento de água disponível. O examinador de planos de aspersão verifica os cálculos hidráulicos para garantir que todas as considerações de projeto sejam atendidas.

Para ajudar a acompanhar os critérios de projeto, deve ser contratado um instalador que identifique os sistemas de aspersão projetados hidraulicamente com um letreiro permanentemente, marcado de metal à prova de intempéries, plástico rígido protegido com fio, corrente ou outro meio aprovado resistente à corrosão. O sinal deve ser colocado na válvula de alarme, na válvula de tubo seco, na válvula de pré-ação ou na válvula de dilúvio que forneça a área projetada hidraulicamente correspondente.

O sinal deve ter as seguinte informações mínimas: a localização da área de design – elas também são conhecidas como “áreas remotas hidráulicas” e compõem a parte do edifício e o conteúdo que são mais desafiadores para a proteção do sistema de aspersão, é importante lembrar que a área remota hidráulica pode não ser a área fisicamente mais remota dos risers do aspersor; as densidades de descarga sobre a área ou áreas do projeto – essa é a quantidade de água especificada pelos critérios de projeto para controlar um incêndio na área remota hidráulica.

Todos os Direitos Reservados – 2019 – Help Manutenção.

WhatsApp chat